quarta-feira, 13 de julho de 2011

Quarta da descoberta

Já falei por aqui que muito do que aprendo em relação a receitas aprendi na internet. Tem vários vídeos bacanas no you tube. Alguns dias atrás eu encontrei um passo a passo de como fazer bem casados que achei bem bacana. Muita gente já pensou em fazer, mas não sabia como. Esse vídeo é bem explicadinho, eu nunca fiz, a única vez que fiz bem casados foi de brownie que ficaram maravilhosos.


Não parece ser difícil, vai exigir um pouco de paciência. Na próxima festinha aqui em casa vou tentar fazer.

Beijocas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Segunda da preguiça

Segunda é dia da receita do prato único. O risoto pode ser servido como prato único ou com acompanhamento. O segredo de um bom risoto é o ponto e o caldo base para o seu cozimento. Eu odeio aqueles caldo concentrados industrializados. Aqui em casa eles não entram, ainda mais com o marido hipertenso. Como aquilo tem sal!

O caldo vai depender do risoto que você vai fazer. Semana passada eu fiz um com molho de tomate honesto, então para o caldo eu enchi uma panela de água e saborisei com várias ervas e pimentas. O preparo do risoto é rápido e no fim você tem um prato com cara de sofisticado. Derreti um pouco de manteiga na panela e dourei um pouco de cebola e alho. Depois de dourados acrescentei uma xícara e meia de arroz arbóreo e refoguei. Joguei meia xícara de vinho branco seco e deixei evaporar. Acrescentei meia xícara, de molho de tomate honesto, champinos fatiados mexi e fui acrescentando concha a conha o caldo. Colocava uma concha, mexia, quando começava a secar colocava mais uma. O segredo é não deixar o caldo secar e mexer vez ou outra pra não agarrar. Lembre e deixar o fogo baixo. O caldo fica fervendo em uma panela a parte. Quando o arroz estiver ao dente e cremoso desligue o fogo e coloque um pouco de manteiga ou creme de leite e jogue um punhado de queijo parmesão ralado na hora. Fica uma delícia e em menos de 30 minutos a comida está pronta.


Esse eu não servi sozinho, preparei para acompanhar medalhão e uma saladinha.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sexta do bolinho

Hoje é a sexta do bolinho!!!!

Vou mostra a receita do petit gateau de goiabada que fiz para o jantar de comemoração da boa notícia de segunda. É rápido de fazer e fica uma delícia de verdade. Essa receita foi uma amiga que me passou, ela retirou do livro Doceiras, da Carla Pernambuco e da Carolina Brandão

Ingredientes:

360g de goiabada cremosa200g de manteiga4 ovos4 gemas1/2 xícara + 2 col. sopa de açúcar1/2 xícara de farinha de trigo peneirada 50g de queijo parmesão ralado fino manteiga para untar.

Modo de fazer:

Derreta a goiabada com a manteiga em banho-maria. Junte os ovos e as gemas batendo bem com um batedor de mão ou fouet até incorporar. Adicione o açúcar e bata um pouco mais. Por último, acrescente a farinha e o parmesão e bata. Unte 10 forminhas individuais com manteiga e distribua a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 200oC e asse por 8 minutos. Sirva quente com sorvete de creme.





Beijocas

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Bolinho da sogra

Ontem foi o aniversário da sogrinha. Maridão pediu que eu fizesse um bolinho pequeno pra cantar parabéns. Mas tinha que ser pequeno porque éramos seis. Pequeno não quer dizer sem graça. Fiz uma massa de pão de ló que aprendi com a minha mãe, reguei com calda de açúcar e usei dois recheios, um de doce de leite comprado pronto e o outro de brigadeiro branco com toque de baunilha. Confeitei o bolo com pasta americana, usei as cores lilás, roxa e branca.

Sogrinha ficou toda feliz com o bolo e não queria cortar com pena de "estragar", só esquecemos as velinhas :(


Beijocas

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Quarta da descoberta

Essa não é uma descoberta em si, mas é algo que eu acho super fofo e que serve pra decorar vários tipos de festas e como eu adoro uma festinha sou louca pra fazer. Você pode usá-los de diferentes modos na decoração. Eles podem ser enfeite de mesa, porta guardanapo, enfeita para caixa de presentes e o que mais a imaginação permitir. Basta ajustar o tamanho da folha de papel seda ou crepom para o uso que você dará a ele. 

google imagens


Já vi passo a passo desse pompom em vários lugares diferentes, mas vou compartilhar com vocês o link que encontrei no Portal Casamenteiras. O portal é uma gracinha e cheio de ideias fofas pra casinha, chá de panela, bebê, casamento, aniversário e o que mais a sua criatividade permitir. Como sou a favor do BBB acho que ele se enquadra perfeitamente nos três Bs. No link abaixo vocês encontram um vídeo com passo a passo. 


Não deixem de conhecer o portal ele é muito fofo!

Beijocas

terça-feira, 5 de julho de 2011

Entradinha ou lanchinho gostoso.

Ontem maridão e eu tivemos uma notícia maravilhosa (não estamos grávidos) e pra comemorar resolvi fazer um jantar caprichado, já que essa é a única hora do dia que ficamos juntos pra conversar sobre tudo.

Resolvi fazer como prato principal um risoto de tomate, medalhão com molho madeira e uma salada de alface com molho italiano, como entrada servi uma cestinha com recheio de queijo e sobremesa foi um petit gateau de goiabada. Vou colocar todas as receitas aqui, uma por vez.

Hoje vou falar da entradinha que pode ser de vários tamanhos, vai depender do tamanho da massa de pastel que você vai utilizar, o recheio também pode variar. Enfim, é uma receitinha curinga. Se você usar uma massa pequena é um ótimo tamanho pra servir como salgadinho em uma festa.


Não tirei foto do passo a passo, mas vou tentar explicar detalhadamente pra vocês entenderem. Usei formas de empada e untei com manteiga, fiz uma trouxinha com a massa de pastel (não precisa ser própria para o forno não, pode ser a comum mesmo) e coloquei na forminha com cuidado pra massa não rasgar. Peguei o equivalente a uma fatia e meia de mussarela e fui cortando com a mão mesmo e colocando no fundo da "cestinha". Bati um ovo com garfo, acrescentei sal, orégano, pimenta do reino moída na hora um pouco de leite (pouco mesmo, vou chutar duas colheres de sopa) e uma colher de sopa de creme de leite. Mexi bem  e coloquei o equivalente a duas colheres de sopa em cada "cestinha" só pra dar uma cremosidade e não ficar seco. Pincelei um pouco de manteiga na parte da massa que não recebeu recheio e levei ao forno até o queijo derreter e dourar a massa. 

Fiz seis cestinhas e ficou deliciosa! Antes da janta cada um comeu duas. Com as duas que sobraram eu esquentei hoje pela manhã no forno e comemos no café da manhã e continuava gostosa e não ficou molenga.



 Cestinhas antes de serem assadas

Prontas

Beijocas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Segunda da preguiça

Nesses dias frios nada melhor do que preparar algo gostoso, quentinho e rápido pra voltar correndo pra debaixo das cobertas. Uma das minhas sopas preferidas é a de ervilha. Assim que casamos era tradição toda sexta. A casa ficava cheia de amigos e o papo rolava solto em torno da sopa e da cerveja.

 É um prato rápido e bem fácil de fazer, só suja uma panela. Eu faço assim


 Pico uma cebola média e quatro dentes de alho, carne (qualquer uma que sirva para ensopar) escolho a com pouca gordura e nervo do açougue e paio ou calabresa.

 Na panela de pressão eu refogo a cebola e o alho até ficar bem moreninho.

 Acrescento as carnes e deixo fritando até pegar uma corzinha. Nessa hora acrescento alguns temperos como cominho, louro em pó, pimenta calabresa e um pouco de sal.

Depois que as carnes dourarem, jogue a ervilha lavada na panela (não precisa deixar de molho) refogue um pouco e encha a panela com água até a marca de segurança. Tampe e deixe na pressão por 20 minutos. Desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela, se a ervilha ainda não tiver desmanchado coloque mais água se achar necessário tampe e volte ao fogo até a ervilha desmanchar.

Sirva em seguida com torradinhas e temperinhos verdes frescos. Delícia!

Beijocas


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sexta do bolinho

Hoje é dia de bolinho. Escolhi uma receita de liquidificador , fácil, rápida e gostosa. Vamos a receita e ao passo a passo.


BOLO DE CHOCOLATE

4 ovos; 1 xic. de óleo; 1 xic. de leite; 2 xic. de farinha de trigo; 2 xic. de açúcar; 1 xic. de chocolate em pó; 1 col sopa de fermento; opcional: 1 col chá de essência de baunilha

Pré-aquecer o forno a aproximadamente 180o, forno médio. Untar e enfarinhar uma forma com furo no meio. Bater os ingredientes molhados (ovos, óleo e leite) no liquidificador. Adicionar o chocolate em pó e bater mais um pouco. Em uma tigela, misturar a farinha com o açúcar, e adicionar a massa do liquidificador na tigela, misturando bem. Se quiser, adicionar a essência de baunilha e misturar. Adicionar o fermento e misturar dobrando a massa. Assar por aproximadamente 50 minutos.



A massa ficou muito fofinha e gostosa. Só que eu quase causei um incêndio dentro de casa. A massa cresceu muito e começou a derramar e enfumaçar toda a casa e já estava ficando intoxicada com a fumaça e desisti de esperar o bolo assar por completo e tirei antes do forno, o lado que não assou direito afundou. Então se for fazer o bolo aconselho que divida a massa em duas formas pra evitar acidentes.




Pra acabar com o mico do bolo que "incendiou"  a casa, a porteira bateu aqui perguntando se esqueci algo no fogo porque os vizinhos estavam preocupados. Coisas que acontecem...

Beijocas