segunda-feira, 11 de julho de 2011

Segunda da preguiça

Segunda é dia da receita do prato único. O risoto pode ser servido como prato único ou com acompanhamento. O segredo de um bom risoto é o ponto e o caldo base para o seu cozimento. Eu odeio aqueles caldo concentrados industrializados. Aqui em casa eles não entram, ainda mais com o marido hipertenso. Como aquilo tem sal!

O caldo vai depender do risoto que você vai fazer. Semana passada eu fiz um com molho de tomate honesto, então para o caldo eu enchi uma panela de água e saborisei com várias ervas e pimentas. O preparo do risoto é rápido e no fim você tem um prato com cara de sofisticado. Derreti um pouco de manteiga na panela e dourei um pouco de cebola e alho. Depois de dourados acrescentei uma xícara e meia de arroz arbóreo e refoguei. Joguei meia xícara de vinho branco seco e deixei evaporar. Acrescentei meia xícara, de molho de tomate honesto, champinos fatiados mexi e fui acrescentando concha a conha o caldo. Colocava uma concha, mexia, quando começava a secar colocava mais uma. O segredo é não deixar o caldo secar e mexer vez ou outra pra não agarrar. Lembre e deixar o fogo baixo. O caldo fica fervendo em uma panela a parte. Quando o arroz estiver ao dente e cremoso desligue o fogo e coloque um pouco de manteiga ou creme de leite e jogue um punhado de queijo parmesão ralado na hora. Fica uma delícia e em menos de 30 minutos a comida está pronta.


Esse eu não servi sozinho, preparei para acompanhar medalhão e uma saladinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário